18 outubro 2011

O soldado israelense Gilad Shalit espera que troca ajude a paz


Gilad Shalit, israelense que foi feito prisioneiro há cinco anos em Gaza, foi libertado ao mesmo tempo que 477 palestinos detidos


O soldado israelense Gilad Shalit afirmou nesta terça-feira esperar que sua libertação em um processo de troca por prisioneiros palestinos favoreça a paz, em uma entrevista a um canal de televisão egípcio.

"Espero que este acordo ajude a realizar a paz entre os dois lados, Israel e Palestinos", disse, de acordo com a tradução para o árabe de suas declarações em hebraico.

Prisioneiro há cinco anos em Gaza, Shalit foi libertado nesta terça-feira ao mesmo tempo que 477 palestinos detidos em Israel, o primeiro grupo dos 1.027 que o governo israelense aceitou trocar pelo militar.

Saiba mais sobre Gilad Shalit

O condutor de tanques de guerra com rosto juvenil, que também possui nacionalidade francesa, foi capturado no dia 25 de junho de 2006 durante uma operação realizada por palestinos contra um posto militar no sul de Israel, próximo a Faixa de Gaza. 

Dois de seus companheiros foram mortos e um terceiro ficou gravemente ferido. Seu colete à prova de balas ensanguentado foi encontrado no local da ação.

O retrato do militar de olhar adolescente, apagado e tímido, tornou-se regular na imprensa israelense. Banners, bandeiras e adesivos com seu rosto se espalharam pelo país, testemunhando uma verdadeira causa nacional.

Alguns soldados até escreveram seu nome nas cédulas eleitorais das eleições legislativas em fevereiro para exigir mais esforços por parte do governo em favor de sua libertação.

Seus pais, Noam e Aviva, intensificaram os esforços ao redor do mundo e receberam apoio de Paris. O presidente francês Nicolas Sarkozy escreveu em junho uma carta ao jovem soldado israelense dizendo que "a França não o abandonaria jamais". Gilad Shalit foi até nomeado cidadão de honra da cidade de Paris.

Gilad Shalit foi promovido a sargento após sua prisão.
fonte:http://www.band.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DATA