13 maio 2011

Evangelho da prosperidade...sou rico diante de Deus?


No livro de Apocalipse o Senhor Jesus pede para o seu dissípulo João que escreva cartas, e envie para as igrejas que estão na Ásia.
Que são sete igrejas: Éfesos, Esmirna, Pergamo, Tiatira, Sardes, Filadéfia e Leodicéia.
Ao lermos as cartas percebemos que somente para a duas igreja Jesus não disse: "tenho contra ti algo", foi para
Esmirna e Filadéfia .
Esmirna que atualmente é território da Turquia, na época enfrentava muitas perseguições externas, e seus membros não tinham muitos recursos financeiros, mas um exemplo de vida com Deus e para as igrejas de hoje.
Jesus faz um declaração muito linda, "conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico..."
Era uma igreja pobre materialmente mas para os olhos de Deus era rica. Será que visão de riqueza de Deus é a nossa?
Em dias de "evangelho da prosperidade" será que há espaço para cartas assim de Jesus?
Mas Jesus disse que aquela igreja era rica.


O que é ser rico diante de Deus?


1. Ser rico diante de Deus é jamais abandonar o primeiro amor.


2. Ser rico diante de Deus é não seguir os ensinamentos de Balaão e nem dos Nicolaítas.( ser rico é não se corromper pelo dinheiro e nem pela libertinagem)
A doutrina de Balaão fala dos profetas que se corromperam por dinheiro, que se vendem e fazem qualquer negócio para obter lucro, profetas vendidos (pastores, lideres, evangelistas e etc.) que por causa da corrupção financeira levam os crentes a um meio termo com o mundanismo.
A doutrina dos Nicolaítas havia desenvolvido um sistema de transigência com a sociedade pagã, ensinando que a liberdade espiritual lhes dava folga suficiente para praticar a idolatria.


3.Ser rico diante de Deus é não tolerar Jezabel. (ser rico é não se deixar levar pela imoralidade sexual e não se levar contra os homens de Deus.)
Jezabel era a mulher do Rei Acabe, dizia ser profetiza e com os seus ensinamentos induzia o povo à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacriicados a ídolo, também perseguia e destruía os homens de Deus através de calunias, acusações infundadas, tudo para destruir um ministério.


4. Ser rico é não apenas ter fama de estar vivo.
É interessante notar como Deus usa opostos na sua palavra para nos ensinar verdades fundamentais: Pobre e rico, vivo e morto.
Sardes era uma cidade muito rica e famosa, e a igreja ali estava tinha fama de ser uma igreja viva, talvez com muitos programas que chamavam a atenção, que sabe um ótimu louvor ou até mesmo um sutuoso templo onde as pessoas que passavam deveriam dizer: Como essa igreja é uma bênção!
Mas somente aos olhos das pessoas porque as olhos de Deus aquela era uma igreja morta, que vivia só de aparência, sem compromisso com Ele, sem buscarem a santificação sem se arrependerem de seus pecados, "será que hoje em dia falar arrependimento dá ibope ou falar e prometer carros importados é melhor".


5. Ser rico diante de Deus é não ser morno. (Ser rico é jamais deixar os bens desse mundo, interferir na sua comunhão com o criador)
A igreja menos abastada financeiramente Jesus diz que ela é rica e a mais abastada Ele diz que era miserável, digno de compaixão, pobre e cega e que estava nua.
A confiança nas riquezas tornou a igreja da Lodicéia morna, a falsa segurança fez dela uma igreja ao ponto de ser vomitada por Deus.
A bíblia está cheia de ensinamentos sobre confiar nas riquezas.
É muito bom saber que a visão de Deus sobre riqueza vai muito mais além!!!!
Talvez você possa estar  dizendo nesse momento: Esse irmão é adepto da teologia da pobreza.
Não meu irmão, eu trabalho muito, busco o melhor para minha família, dar um conforto para ele, mas o que eu quero passar nesse estudo é que se eu tiver uma conta bancária com altos valores, isso não vai dizer se diante de Deus eu sou rico ou não, posso ter muitos bens desse mundo e ser rico diante de Deus, com posso também ter muitos bens e ser pobre, miserável, cego e nu diante de Dele.
Posso não ter muitos bens desse mundo e até passar por algumas dificuldades financeiras, mas posso ser diante de Deus rico, como posso não ter bens desse mundo e ser um miserável diante Dele.
Não deixe que nada nesse mundo atrapalhe sua comunhão com o Senhor, nem riqueza, nem a pobreza, nem o mundo, nem os prazeres que nele há.


O que determina para Jesus não é o que você tem, mas sim quem você é!!!!!


Autor: Pr Paulo Roberto Pereira
Fonte: Jornal Torre Forte

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DATA