09 janeiro 2011

O CARPINTEIRO

 
Estava fazendo um forro, na casa de sítio de minha mãe. Na propriedade ao lado, lenhadores derrubavam uma floresta. Meditava, então, que Jesus tinha a profissão de carpinteiro.
Dei-me conta que Jesus continua perito em carpintaria, só que, agora, em vez de madeira, trabalha com seres humanos. Ele envia os crentes à floresta do mundo para encontrar alguma “árvore” que queira romper com as suas raízes que lhe prendem às coisas deste mundo e a levarem à igreja, a carpintaria de Jesus.
Lá chegando, começa um longo processo. Primeiro o Carpinteiro passa a “árvore” na serra, tirando-lhe as costaneiras. A partir daí, a pessoa já fica diferente das outras “árvores”: perdeu a casca. Aí, o Carpinteiro olha e vê naquela “tora” um lindo objeto e diz: “farei de ti um palanque real”. A “árvore”, contente, já se põe a sonhar, com tanta gente a lhe admirar.
O Carpinteiro liga outra serra e a “árvore” pergunta: “precisa isso?” E o Carpinteiro: “é só o começo, querida. Tu achas que o Rei vai usar uma “árvore” de qualquer jeito?” Mas não fica por aí: vem a plaina, a lixadeira, após, as tábuas são cortadas em pedaço e, então, chega o martelo, os cravos que lhe perfuram, grampos, cola, mais lixa. Chega um ponto em que não se pode imaginar que ali está a cascurrenta “árvore” da floresta.
Então, vêm os detalhes de artista: a pintura, o verniz, o estofo, o entalhe. E o palanque vai para a praça. No caminho, a condução passa pela floresta. Suas companheiras, vendo a “árvore palanque”, torcem o nariz: “cheia, exaltada, metida a santa”. Ela somente sorri e diz: “se vocês soubessem que tudo foi o Carpinteiro quem fez... Eu só me coloquei em Suas mãos e deixei Ele me trabalhar”. E vai para a praça. E o Rei lhe usa para entregar uma linda mensagem de ano novo para o povo.

Que tipo de “árvore” você é? Ainda está na floresta? Já está na carpintaria, mas não quer mudar a aparência de “árvore da floresta”? Ou já decidiste deixar o carpinteiro te moldar ao Seu modo?

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
DATA